demais :: som





















territorio à mais

Auto Horas

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mercedes-Benz mostra carros novos em Frankfurt com festança







Enquanto a Ford economiza, a marca alemã apresenta dois novos carros e ideias para o futuro
Texto: Gustavo Henrique Ruffo

Fotos: Gustavo Henrique Ruffo


(23-09-09, Frankfurt, Alemanha) - Um salão tão grande quanto Frankfurt tinha de ter extremos. Se de um lado a Ford economizou, de outro a Mercedes-Benz mostrou que até pode ter sido afetada pela crise (e foi), mas que isso não diminuiu o ânimo. Ela apresentou a nova Classe E Touring, o Classe S Hybrid Plug In, o sucessor do Asa-de-Gaivota, o SLS AMG, e ainda mostrou os conceitos BlueZero com um belo show.

A apresentação se deu dentro de um salão fechado, como um teatro. E a semelhança fazia todo o sentido. O que estava por vir era uma espécie de espetáculo que, descontados alguns excessos, quase à moda norte-americana (herança da Chrysler, decerto), seriam de encher os olhos de quem adora automóveis. No hall que dava acesso ao local da apresentação, veículos novos e antigos indicavam a direção certa.

Dentro do espaço, dois andares. O superior, de início, fechado apenas a convidados vips, que tiveram visão privilegiada de tudo, já que o segundo andar, vazado no meio, formava uma espécie de terraço. Mais de um fotógrafo foi barrado tentando chegar ao local de melhor visão.

A apresentação começou com bolas gigantes das quais saíam equilibristas. Bonito, mas foi a firula que comentamos no início do texto. O show, mesmo, ainda estava por começar.

O primeiro carro a entrar no palco foi o Classe S500 Hybrid Plug In, que tem a pretensão de rodar por alguns quilômetros só com a carga da bateria (30 km), recorrendo ao motor a combustão (um V6 de 3,5 litros) para trajetos que excedam essa distância. Ao contrário do Volt ou do Fisker Karma, esse carro continua sendo um híbrido, ou seja, ele utiliza tanto o motor a combustão quanto o elétrico para se deslocar.

Os segundo modelos a se apresentarem foram os BlueZero, o F-Cell, com pilha a combustível, e o E-Cell, com baterias e um motor a combustão para levá-lo mais longe, como o Chevrolet Volt.

As apresentações seguintes foram de produtos importantes para a Mercedes-Benz. O primeiro, pelo volume de vendas. O segundo, pelo que ele representa. Logo após os Blue Cell saírem do palco, ele foi ocupado pela nova Classe E Touring.

A nova perua é a versão “familiar” do Classe E sedã, recentemente apresentado no Brasil e, na Europa, já bastante popularizado, inclusive como táxi. Há, como sempre, versões mais simples, como as E 350 e as mais caras, como a E 500, enquanto a E 63 AMG não chega.

Uma das coisas mais interessantes da nova perua é o fato de ela oferecer um porta-malas modular, quase com a mesma praticidade de uma minivan. Escondidos sob o assoalho há dois bancos escamoteáveis que a tornam um veículo não para cinco pessoas, mas para sete.

A cereja do bolo não poderia vir em cor mais adequada. O SLS AMG era vermelho metálico e sua apresentação mereceu um texto à parte. Você, leitor do WebMotors, certamente já teve o prazer de nos acompanhar nesta festa particular.

Terminadas as apresentações, os espaços foram arrumados para exibir os veículos individualmente. O andar superior, aberto, mostra outras atrações, como o Classe B F-Cell, que está sendo avaliado junto a consumidores para a criação de uma versão de produção em série.

No meio do salão, havia mais uma novidade, mas essa para os brasileiros: o S 400 Hybrid, o primeiro híbrido a ser vendido oficialmente no Brasil por uma montadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário