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sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ESPECIAL - CITRÖEN - HISTORIA

1919
Muito cedo, André Citroën prepara a reconversão da fábrica de armamento de Javel, em Paris.

No final de 1919, são já fabricadas 30 viaturas por dia. Inspirado no modelo americano de Henry Ford, André Citroën importa os modernos métodos de trabalho industrial que lhe permitem a fabricação em série de automóveis económicos e robustos.

A política da Citroën é a democratização do automóvel - o sonho da altura de fabricar 1000 viaturas por dia é prova disso.

1925
A Citroën cria e desenvolve a sua rede comercial: os 200 agentes de 1919 sobem rapidamente a 5000 em 1925.

Depois do sucesso da Primeira Travessia do Saara em 1923, chega a vez da Travessia Negra, uma viagem de 16 homens e vários veículos, ao longo de 20.000 km em África, em parceria com o Museu de História Natural de Paris.

Em 1925, a produção anual atinge já a cifra volumosa de 61.487 veículos
1933
A crise económica mundial atinge duramente a indústria automóvel francesa e provoca uma quebra na produção.

No entanto, André Citroën mantém-se fiel às suas teses - produzir mais, baixar os preços - e continua a produzir cerca de 1000 veículos por dia e lança o modelo de tracção à frente, desenhado no atelier do Engenheiro André Lefebvre.

Em 1933, a produção anual atinge 71.472 veículos.

1948
O 2CV, desenhado com a especificação de transportar 4 pessoas e 50 kg de batatas, revoluciona o mercado automóvel e torna-se rapidamente num sucesso estrondoso.

A fábrica de Levallois, adquirida pela Citroën em 1929, torna-se a casa do 2CV; é a única fábrica da empresa com um sector de carroçarias e um sector de mecânica.
1955

No Salão de Paris, vem ao público o DS 19. Tracção à frente, motor 1911 cm3, caixa de 4 velocidades, 140 km/h, 10l/100 km.

O mundo inteiro comenta este acontecimento que vem mudar a história do automóvel. Viatura revolucionária não apenas pelas suas formas aerodinâmicas mas também pelas inovações tecnológicas, o DS aparece equipado com a suspensão hidropneumática com correcção automática da altura.

O sucesso é imediato: em três quartos de hora, 749 encomendas. Ao fim do primeiro dia, 12000. O DS produz-se por mais vinte anos, até Abril de 1975.

1968

Em Maio, o Méhari, um modelo original para uma utilização variada vem enriquecer a gama dos pequenos Citroën bi-cilindricos. Motor 602 cm3, 3 Cv, 105 Km/h.

A carroçaria em plástico anula os riscos de corrosão e oferece uma resistência acrescida aos pequenos embates. Pick-up de 4 lugares.

De Maio de 1968 a Dezembro de 1987 são produzidos 144.953 unidades do Méhari 4x2.

1974

Apresentado no Salão de Paris, o Citroën CX 2000 vem enriquecer a oferta da Marca:
1985 cm3, 10,5 l/100 km. Caixa de 4 velocidades, 174 km/h.

O Modelo é o resultado da evolução técnica da Citroën. Motor e caixa de velocidades de montagem transversal à frente, suspensão hidropneumática de altura constante às quatro rodas independentes, travagem por discos à frente com duplo circuito assistido.
1984


No ano de 1984 assiste-se ao lançamento de diversas novidades, em vários segmentos.

Em Março, aparece o Visa Diesel e o Visa Olympique, uma edição especial limitada a 3000 unidades. Seguem-se, nos meses seguintes, o CX Leader, o Visa 14 TRS, o BX 19 GT, o GSA Chic, e o CX 25 Gti Turbo.

Em Outubro, a Citroën lança o C15 E e o C15 D, dois pequenos utilitários com 570 kg de carga útil construídos sobre a plataforma do Visa. A mecânica robusta e a performance do modelo asseguram-lhe um sucesso imediato.
1989


Enquanto novos lançamentos reforçam a oferta do BX e do AX, a Citroën inova novamente com o topo de gama XM.

O aparecimento do XM assinala também a estreia da suspensão hidroactiva num veículo de série. Associando a força e conforto da tecnologia de suspensão activa com a inteligência da electrónica, o XM atinge um nível ímpar de conforto na condução e segurança activa.
1990


Mantém-se o ritmo acelerado de novidades em toda a gama de modelos Citroën.

Na gama comercial, a Citroën lança dois novos veículos utilitários eléctricos: o C15 e o C25.

O XM ganha o troféu de "Carro do Ano 1990" em França, acumulando catorze distinções nacionais e internacionais.



1996


Em Outubro, pelo quarto ano seguido, a Citroën ganha o título de construtores do Campeonato do Mundo Todo-Terreno, com Pierre Lartigue como piloto e Michel Périn como co-piloto.

A rede Citroën estende-se a 10.110 pontos de venda em todo o mundo, 4.000 dos quais em França.

A gama de veículos é renovada com a chegada de dois novos modelos: Saxo e Berlingo.

1999


A Citroën entra em força no Campeonato Mundial de Rallyes, abandonando as competições Todo-Terreno depois de um sucesso estrondoso.

O ano fica marcado pelo lançamento mundial de um modelo inovador que desperta paixões e admiração: o novo Xsara Picasso.
Uma berlina compacta monovolume com um estilo original e inspirador.
2001


Seguindo a tradição de excelência em veículos de topo de gama, a Citroën lança o Citroën C5, com uma forte campanha centrada na ideia da tecnologia ao serviço do cliente.

A suspensão hidractiva de última geração é um de vários argumentos tecnológicos que suportam a conceito de um veículo moderno e inovador que oferece uma experiência de condução e conforto incomparáveis.

2002


E chega o Citroën C3! A vida é bela!

Com um novo conceito estético, o Citroën C3 depressa se afirma como um campeão de popularidade, fazendo as delícias de um público jovem que aprecia um automóvel com uma estética sedutora desenhado para uma vida em movimento.


2003


Enquanto o C3 fazia as delícias dos clientes, afirmando-se como um grande sucesso comercial com uma enorme popularidade junto do público, a Citroën volta a agitar o mercado com um modelo verdadeiramente original: o C3 Pluriel.

Com um novo conceito, adaptado à vida moderna, o C3 Pluriel é um 5 em 1, com várias configurações possíveis: berlina, berlina panorâmica, cabriolet, spider e até pick-up.


A Citroën volta a inovar no segmento dos utilitários com o muito desejado Citroën C2.
Apresentado ao público à volta da ideia de urbano-desportivo, o novo Citroën C2 apresenta-se como o automóvel ideal para uma utilização citadina: versátil, esteticamente desafiador e com performances aguerridas.

2004


O ano de 2004 anunciou-se como o período de revolução da gama.

Depois do sucesso dos compactos C2 e C3, a Citroën preparou o excitante C4, um modelo de gama média que completa uma nova geração de automóveis marcada pelo dinamismo do design, pela inovação tecnológica e por uma nova visão do futuro do automóvel.




2005


Em Portugal, o Citroën C4 é agraciado com o troféu Carro do Ano -Volante de Cristal 2005.

A gama de veículos compactos fica agora completa com o lançamento do Citroën C1, projecto comum com a Peugeot e a Toyota.
O Citroën C1 veio dar continuação ao período de revolução iniciado em 2004. Atraente, compacto e à vontade no trânsito da cidade, o C1 tem um estilo arredondado que inspira simpatia, e oferece uma habitabilidade e maneabilidade excepcionais, com um nível de segurança ímpar para o seu segmento.

2006


É o ano da estreia mundial do Citroën C6, um veículo topo de gama, herdeiro da tradição, design e einovação da Marca.

5 estrelas EuroNCAP para a protecção dos adultos, 4 estrelas para a protecção das crianças e sobretudo 4 estrelas para o choque peões.


Bem vindo ao Visiospace!

A Citroën alarga a sua oferta de monovulmes com o lançamento do Grand C4 Picasso.
Um veículo de 7 lugares que prima pela visibilidade, luminosidade, conforto e modularidade.

2007


Em Portugal o Grand C4 Picasso recebe o Troféu Carro do Ano - Volante de Cristal.


Ao Grand C4 Picasso junta-se o C4 de 5 lugares, também ele um monovolume de referência no que respeita à visibilidade, luminosidade, modularidade e conforto, a provar que uma boa ideia nunca vem só.


A seguir vieram o C-Crosser, o SUV da Citroën, em 2008 o Nemo e em 2009 o novo C5...

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