demais :: som





















territorio à mais

Auto Horas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

especial - c3


Citroën C3: Compacto premium
oferece elegância e versatilitade


2º modelo da marca francesa a ser produzido no Brasil,
C3 1.6 16V se destaca pela modernidade e bom gosto
Por Joaquim Rimoli



O segmento dos compactos é sem dúvida um dos que oferece o maior número de opções de modelos para o consumidor brasileiro. Caracterizados pela flexibilidade de suas plataformas, que permitem aos designers das montadoras explorar dezenas de aplicações e versões, os compactos satisfazem as necessidades de quem busca um carro econômico, com agilidade no tráfego urbano e que ofereça um relativo conforto para a família e espaço para bagagens nas viagens de final de semana. Porém dentro desse segmento surgiu também uma outra categoria: a dos compactos premium que, além de agregarem todas essas características, também são luxuosos, têm acabamento de bom gosto e bem cuidado.
O Citroën C3, produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, chegou ao mercado no início deste ano com a missão de conquistar o consumidor em busca de um veículo versátil e elegante. Com o inusitado desenho em forma de arco, a frente curta e o espaço interno que remete ao de um monovolume, o C3 é uma excelente opção para quem valoriza o bom gosto.

Lançado em 2002 na Europa, o C3 brasileiro é oferecido em duas versões de acabamento, GLX e Exclusive, e duas opções de motorização: 1.6i 16V - de 110 cavalos a 5,8 mil rpm e 15,6 kgfm de torque a 4 mil rpm - e 1.4 8V ( disponível apenas na versão GLX) – com 75 cavalos a 5,4 mil rpm e torque de 12,5 kgfm a 3,4 mil rpm. Todas as versões vêm equipadas de série com rodas aro 15, freio a disco nas quatro rodas com auxílio de ABS, controle de distribuição de frenagem (EBD) e o AFU que amplia a potência de frenagem. Além disso, o C3 traz como itens de série a direção elétrica, quadro de instrumentos digital e o ajuste elétrico de altura dos faróis.



O Citroën C3 é um compacto de estilo sedutor e amplo espaço interno. As formas arredondadas e a ampla área envidraçada, são responsáveis sensação de espaço e claridade do interior. Na traseira, as lanternas instaladas em posição vertical acompanham o desenho da carroceria. O formato curvo do teto traz harmonia entre a frente e a traseira e destaca e é responsável pela altura do veículo. Na parte inferior da carroceria, a linha formada pelos pára-lamas flui pelas laterais. As soluções empregadas na parte dianteira, como a tampa do motor alta, a proeminente grade do radiador e os pára-choques envolventes formam um conjunto equilibrado com os enormes faróis. As rodas de aro 15, trazem um desenho exclusivo, e reforçam a sensação de estabilidade e resistência. Essas características foram reconhecidas por uma equipe de especialistas em design na Itália que consagraram o C3 como “o carro mais bonito do mundo” em 2002.
Graças ao desenho da carroceria, o Citroën C3 é bastante espaçoso. A largura externa de 1.667 milímetros aliada à distância entre-eixos de 2.460 milímetros, resultaram num generoso espaço interno, que pode ser medido ainda pelos 140 milímetros para liberdade de movimento nos bancos da frente e no traseiro. A característica mais significativa do C3, no entanto, é a altura: 1.519 milímetros, excepcional para um veículo de 3,850 milímetros de comprimento.

A grande altura do habitáculo gera espaço suficiente para elevar a altura dos bancos sem comprometer o espaço para a cabeça de motorista e passageiros. Essa característica permite aos ocupantes do C3 uma visão clara da estrada e do entorno, resultando em grande conforto visual. O volante de três raios tem uma boa pegada. Seguindo a tradição francesa, todos os comandos estão na coluna de direção, onde estão abrigadas as alavancas do limpador de pára-brisa, com comandos do rádio integrados e os comandos dos faróis e das luzes de direção. O painel é revestido em plástico de alta qualidade em dois tons e tem toque agradável. No centro do painel está localizado o mostrador multifunções, que abriga o visor do rádio e o relógio digital. O módulo central concentra ainda os difusores de ar, dois compartimentos para o sistema de áudio e os comandos do ar condicionado e aquecedor. A única crítica vai para a localização dos comandos de acionamento dos vidros, instalados no console central, que obrigam o motorista e o passageiro inclinarem o corpo para acioná-los.

A versão avaliada pelo Auto Teste, C3 1.6 16V Exclusive, topo de linha, estava equipada com ar-condicionado, bancos em couro cinza e sensor traseiro de auxílio para estacionamento. O modelo se mostrou ágil no trânsito urbano, com boas respostas em trechos de aclive e conforto no tráfego pesado, mesmo com o ar-condicionado ligado, graças ao torque elevado e ao bom escalonamento de marchas, que evitaram as mudanças constantes. Na estrada o C3 também passou com louvor pela avaliação, com boas retomadas entre 80 e 120 km/h e fôlego para encarar até carros com motorização maior. Segundo a montadora, a versão 1.6 16V, com 110 cavalos, alcança a velocidade máxima de 192 km/h. A disposição do motor pode ser comprovada pelo tempo de 9,8 segundos para acelerar de zero a 100 km/h. O C3 fez uma média de 11,2 km/l trafegando entre trechos de tráfego urbano e em estradas a 120 km/h. O modelo tem preço inicial, na versão 1.6 16V de R$ 35.680 na versão Exclusive, R$ 31.540 na versão GLX. A versão mais econômica do C3 GLX, com motor 1.4 8V, custa R$ 27.970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário